Dicas, Vendas

5 dicas para matar objeções em vendas

Como matar objeções em vendas? Você já se perguntou sobre isso? Vender envolve um processo de persuasão, de modo que a solução do vendedor fique clara para o alvo.

Sabemos que uma compra não pode ser empurrada no cliente, mas ele deve perceber sua oferta como uma solução  para a vida dele.

Para isso, é necessário estudar um pouco do perfil do seu potencial cliente, suas necessidades e outros desafios presentes e envolvidos no processo de vendas.

Embora muitos vendedores não sabem ainda como lidar com as objeções no processo de vendas, o que é possível de ser superado.

Por isso, veja neste artigo de hoje 5 dicas para matar objeções em vendas.

Como identificar objeções em vendas?

Inicialmente, saiba que em todo processo de venda existem objeções, e o primeiro passo é ver isso como uma oportunidade de mostrar sua proposta de valor e atrair seu possível cliente para o fechamento da compra.

E, em todo o processo para identificar objeções em vendas, a regra número 1 é ouvir o cliente.

No dia a dia, a objeção em vendas é algo quase automático entre os clientes que ainda não conseguiram notar o real valor de sua oferta e como isso vai ajudá-lo.

A objeção, aliás, é um tipo de crença limitante, ou um tipo de desconfiança por algo que ainda não foi esclarecido.

Por isso, busque entender a real causa das objeções em vendas e procure estabelecer uma relação de confiança e harmoniosa com seu possível cliente.

Algumas dicas podem ajudar.

5 dicas para matar objeções em vendas

Vamos conferir cada uma dessas dicas e como aplicar ao seu processo de abordagem junto ao cliente?

1: Tenha informações e registros sobre seu potencial cliente

Cada histórico de compras, conversas, comentários sobre seus concorrentes, uma observação do cliente ou emails, tudo isso deve ser usado em sua empresa para lidar com objeções em vendas.

Para isso, um sistema de CRM (Customer Relationship Management) pode ajudar muito nesse processo, pois esse sistema permite armazenar dados e informações para consultas em tempo real.

Então, toda fonte de informação sobre seu possível cliente, bem como os desafios que ele enfrenta, ajuda você a formular melhores e mais assertivos argumentos na hora de quebrar uma objeção em vendas.

2: Ouça mais e fale menos

“Falar pelos cotovelos” ou querer forçar uma conexão com seu possível cliente, não ajuda em nada.

Então, quanto mais você se dispor a ouvir seu cliente ou potencial cliente, mais saberá sobre ele e suas necessidades.

Se acostume a não encarar seu potencial cliente como um adversário no momento em que ele mostrar objeções em vendas, mas tenha essas informações para você construir seus argumentos e matar cada uma de suas objeções.

3: Não force a venda

Não tente empurrar a venda, pelo contrário, vá mostrando e realçando as vantagens de  do veículo que está vendendo, deixando claro  como ele se adequa às necessidades do cliente.

Se você forçar a venda, o cliente pode até comprar, mas as chances dele querer  de você ter problemas com o pós-vendas, elevam-se.

Tudo que você precisa forçar não vale a pena. O cliente é que deve estar convencido de que  o modelo que você está oferecendo é realmente o melhor.

Com isso, entra em cena sua capacidade de persuasão.

Então, em vez de forçar a venda, atraia o cliente mostrando porque ele  deve comprar o carro do modelo e da marca que você oferece e como isto vai mudar a vida dele para melhor. Deixe claro  quais as vantagens que  este veículo vai trazer para a vida dele.

Assim, a venda se torna mais  fluida e acontece naturalmente.

4: Não confronte o cliente

Quando seu possível cliente apresentar uma objeção, não confronte ele. Não queira discordar dele diretamente.

Se você confrontar seu possível cliente, quase todos se sentirão desrespeitados. E, com isso, suas chances de continuar no funil de venda diminuem muito.

Apenas ouça atentamente as colocações dele e mostre com sua linguagem corporal que está ouvindo-o de forma atenta.

Por exemplo, quando ele disser que seu produto está caro, você pode questionar:

  • Por que está caro?
  • Caro em relação a que marca ou modelo?
  • O senhor acredita que vai investir e duvida do retorno?

Isso ajuda a fazer ele refletir e te dar mais informações, de modo que você possa contornar a conversa e fechar a venda.

Então, quando seu cliente disser algo, não diga, por exemplo: “não é nada disso”; mas diga: “compreendo seu ponto de vista, mas veja como um caso que tivemos na loja…” (mostre o caso e como conseguiu resolver e deixar o outro cliente satisfeito).

Então, ao mostrar um caso real, dados e números, ou uma pesquisa relacionada, você consegue quebrar objeções facilmente.

Então, nunca confronte o seu potencial cliente.

5: Prepare respostas para as objeções mais comuns

As objeções em vendas sempre irão surgir. Quem nunca viu isso?

  • “Achei seu produto muito caro”.
  • “Me chame seu gerente, quero negociar com ele.”
  • “Vou avaliar melhor e qualquer coisa te procuro”.
  • “Não estou seguro se estou tomando a melhor decisão”.

Essas são objeções comuns em vendas. Então, é preciso estar preparado para esses momentos e ter respostas convincentes e prontas para quebrar essas objeções em vendas.

Para isso, reúna seu time de vendas e levante as principais objeções que eles recebem e liste respostas para cada questão.

Desse modo, é possível elevar a produtividade e a performance do seu time de vendas, diminuir a resistência do potencial cliente e fechar mais negócios. Combinado?

Então, matar objeções em vendas é isso, claro que cada caso é um caso, por isso esteja pronto e disposto a ter a melhor abordagem junto ao seu possível cliente.

Conclusão

Por fim, neste artigo você viu 5 dicas para matar objeções em vendas. Como os mercados estão mais competitivos, aplicar essas dicas ao seu negócio irá te ajudar muito!

Agora você já sabe o que fazer para ter um time de vendas mais produtivo e com uma performance em vendas muito melhor!

Aproveite agora para conhecer nosso gerenciador de leads e garanta o fechamento de mais vendas e negócios!

Com o nosso sistema completo para gestão de revendedoras de carros, seu negócio está sempre um passo à frente. Clique aqui e saiba mais!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *