Dicas, Inovação, Sistema

Como se preparar para a digitalização da sua loja de carros

Como se preparar para a digitalização do seu negócio? Você já se fez esta pergunta?

Digitalizar  uma revenda de veículos consiste em adotar uma cultura baseada nos mais recentes recursos tecnológicos, visando aprimorar os processos do seu negócio com o intuito de ter mais produtividade e agilidade  nos fechamentos das vendas.

Isso porque uma empresa que não acompanha as inovações dos mercados tem muitas chances de perder clientes e sair de seus mercados, e isso você não quer, certo?

Por isso, vamos conferir neste post sobre como se preparar para a digitalização  da sua revenda de veículos.

Por que é importante ter uma empresa digital?

Quando nos referimos a digitalização  de uma revenda de veículos, isso significa adotar ações, estratégias e tecnologias para deixar os processos do negócio mais eficientes e, assim, gerar mais produtividade e melhores resultados.

Mas isso tudo deve estar permeado em toda a organização, de modo que cada colaborador ou gerente possa pensar digitalmente, aproveitando todos os recursos que a internet e os avanços tecnológicos permitem.

Hoje, o cliente por exemplo, tem o hábito de procurar tudo que ele precisa na internet, até se decidir por comprar algum produto ou serviços.

Assim, se sua revenda de veículos não estiver posicionada corretamente para atrair a atenção desse potencial cliente, ela estará perdendo oportunidades.

Acompanhe!

Comprar carro online

Como se preparar para a digitalização da sua revenda de veículos?

Vamos conferir?

1- Analise a realidade da sua revenda de veículos

É preciso compreender a realidade da sua loja e o que você tem de recursos disponíveis e o que terá que buscar fora, ou seja, terceirizar.

É interessante ter uma visão macro de como seu negócio funciona, bem como de seus processos e modelo de negócio.

Isso é importante para esboçar sobre como será seu processo de digitalização e o que sua empresa pode executar por conta própria.

2- Desenhe sua estratégia

O passo seguinte é ter objetivos claros com o processo de digitalização  da sua revenda de veículos.

Então, considere esses fatores:

  • Cultura digital: todos na sua loja precisam começar a pensar e a agir com foco no digital;
  • Parte estratégica: suas ações administrativas e operacionais precisam estar alinhadas aos seus macroobjetivos;
  • Econômico: os novos processos de trabalho precisam assegurar a lucratividade e sustentar as estratégias adotadas.
3- Escolha uma plataforma

Agora é hora de escolher uma plataforma para hospedar seu site, de modo que ele seja forte e robusto.

Para isso, você pode contratar um serviço de hospedagem de seu site, bem como criar um domínio para ele. Isso pode ser feito por meio de plataforma como a HostGator, por exemplo.

Em seguida, é preciso colocar o pé no digital, ou seja, criar seu site. Isso você pode fazer ou contratar uma pessoa que faça isso para você.

O mercado costuma oferecer soluções direcionadas a algumas áreas de atuação, com sites que atendem o seu negócio exatamente naquilo que ele precisa. No caso da sua revenda de veículos, o sistema Autocerto oferece a melhor solução do Brasil em websites para loja de carros, onde você pode atualizar todo o seu estoque e integrar com as principais plataformas de vendas. Ah, e tudo isso é GRATUITO quando você contrata o plano básico. Confira aqui.

4- Identifique as dores de seu cliente

Para digitalizar uma empresa é preciso saber o que seus possíveis clientes precisam ou desejam, bem como a jornada de compra de deles.

Você precisa pensar em aprimorar para atender as necessidades de seus clientes, por isso entender um pouco do perfil deles é fundamental.

Hoje, há nos mercados ferramentas de Big Data, em que é possível até prever comportamentos de seus clientes, o que permite a sua empresa, rapidamente, se adaptar para atender e melhorar a experiência de compra do cliente.

Às vezes, você precisa repensar sua estrutura geral de negócios, de modo a entregar soluções mais ágeis e melhores para seus clientes.

Dores do cliente

Identifique as dores do seu cliente

5- Automatize as tarefas

Hoje, existem muitas ferramentas que ajudam a deixar as tarefas no modo automático, o que poupa tempo e esforços desnecessário.

Por exemplo,  Você pode manter o seu fluxo de caixa totalmente atualizado através de um gerenciador que ofereça conciliação bancária. Você pode alinhar o saldo bancário com o controle interno do da sua loja de forma simples, poupando tempo e reduzindo as possíveis falhas do seu setor financeiro.

Confira o gerenciador administrativo da Autocerto clicando aqui.

6- Estoque de veículos

O  estoque de veículos é uma peça chave para atrair a atenção dos possíveis clientes e fechar mais negócios.

Então, um catálogo pode ser o primeiro contato do cliente com  sua loja, sabendo disso, se atente para alguns fatores:

  • Conheça suas demandas diárias e semanais;
  • As marcas e modelos que são mais procurados;
  • Para carros de grande demanda, mostre  os modelos e versões disponíveis;

Isso facilita a experiência do cliente com  sua loja.

7- Atendimento ao cliente: os canais

Tenha canais para um atendimento mais ágil de qualidade ao cliente.

Você pode ter diferentes canais para facilitar o acesso do cliente ao seu empreendimento, como:

  • WhatsApp;
  • Email;
  • Chat;
  • Redes sociais.

Isso facilita a comunicação com o cliente. Tente ainda não robotizar o atendimento, pois o cliente gosta de sentir que está falando com uma pessoa que compreende suas necessidades e está pronta para resolver o problema.

Na Autocerto você mantém toda a negociação e canais de contato dentro de um só lugar. Acesse o gerenciador de leads e veja como você pode acessar qualquer um dos canais citados com apenas um clique.

8- Estude e se prepare para trabalhar o marketing digital

O marketing digital é o processo de chamar a atenção do seu possível cliente para sua oferta de valor por meio da internet e de ferramentas próprias para isso.

Hoje, existem no mercado ferramentas que permite integrar seus diferentes canais de atendimento ao cliente e entregar conteúdos (artigos, informações, e-books, vídeos etc) em todos eles.

Isso é essencial para que o cliente encontre sua empresa ao pesquisar no Google, por exemplo, por uma solução.

Você e seu time ainda precisam conhecer da estratégia de SEO, search engine optimization, que visa trabalhar palavras-chave e outras ações para posicionar o site de sua empresa nas primeiras páginas do Google.

Então, entender de marketing digital atualmente, se tornou a galinha de ovos de ouro. Prepare seu time para isso.

Saiba como ter um site gratuito para fazer a gestão de todo o seu estoque: 

Conclusão

Por fim, você conferiu neste post sobre como se preparar para a digitalização  da sua revenda de veículos.

Agora que você tem todas essas informações e dicas, as coloque em prática e garanta mais eficiência e fluxo de clientes para  sua loja e otimize seus resultados.

Aproveite para conhecer  nosso sistema de gestão para sua loja e garanta mais agilidade em seus processos internos.

Com o nosso sistema completo para gestão de revendedoras de carros, seu negócio está sempre um passo à frente. Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *