Dicas, Sistema, Vendas

Como ter mais agilidade e controle dos processos da sua revenda de veículos

Como ter mais agilidade e controle dos processos de sua revenda de veículos

Precisando alcançar maior eficiência e controle dos processos da sua revenda de veículos?

Uma das maiores preocupações dos gestores de uma revenda de veículos é garantir que os processos do negócio estejam sendo executados da melhor forma, pois isso tem um impacto geral no desempenho da loja.

Hoje, os mercados estão mais concorridos, o cliente tem cada vez mais informações e a mudança da tecnologia é acelerada. Com isso, seu negócio precisa estar pronto e adaptado para isso!

Veja, então, neste post sobre como ter mais agilidade e controle do seu negócio, bem como no processo de negociação e vendas de carros.

Como ter mais agilidade e controle nos processos da revenda de veículos?

Vamos conferir.

1- Adote um sistema informatizado

As ferramentas tecnológicas trazem um controle e organização mais eficientes para quem vende carros e para seu negócio como um todo, atingindo o controle dos processos da revenda de veículos.

Usar planilhas tradicionais, por exemplo, deixa tudo mais burocrático e lento, gerando mais demoras na digitalização e apuração de resultados e hoje, como sabemos isso é ruim para um negócio.

Ao adotar um sistema informatizado, como um ERP, por exemplo, é possível ver de forma online todos os processos de vendas, as pendências para a venda de carros, dados de faturamento, algumas pendências administrativas e concessão de crédito, dentre outros.

E, assim, você tem dados importante e claros para uma tomada da de decisão mais assertiva e para o trabalho dos vendedores de carro.

Aproveite para conhecer um sistema para gestão de sua loja e tenha mais agilidade e praticidade nas suas rotinas, desde um controle administrativo, até o controle financeiro, por exemplo. Clique aqui e conheça essa ferramenta!

2- Capacite os níveis mais baixos de sua empresa

O controle centralizado na cúpula ou nos gerentes da loja deixa sua empresa lenta e atrapalha no relacionamento com os clientes.

Então, com uma capacitação dos times mais baixos na hierarquia de uma empresa, como os vendedores de carros, é possível conceder mais autonomia para a resolução de problemas e tomada de decisão na hora de fechar uma negociação para vender carros.

Com uma melhor capacitação do seu time de vendedores de carros, é possível estabelecer um processo de comunicação mais ágil, ter melhor projeção e efetividade em processos de vendas e logística e uma comunicação mais humana e voltada para cada tipo de cliente.

E isso também incentiva indiretamente, de modo que eles estejam mais aptos a perceberem oportunidades de inovação e ter condições de sugerir melhorias no processo de vendas de carros e atendimento ao cliente.

Então, o processo de capacitação acaba sendo um grande investimento no seu negócio.

Capacitação da equipe de vendedores de carros
3- Metodologias ágeis

Hoje, há nos mercados o que chamamos de Metodologias ágeis, elas ajudam na gestão de projetos e trazem mais agilidade, interação entre a equipe e entregas mais rápidas e a um prazo mais curto.

Elas são:

  •       SCRUM (conecta vários times para trabalhar em equipe);
  •       Lean Development (uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota);
  •       Kanban.

Estas metodologias geram resultados surpreendentes para o negócio de venda de carros, pois seus times trabalham com mais flexibilidade, inovação, colaboração e o processo de comunicação melhora cada vez mais, trazendo mais produtividade.

4- Cultive o talento digital

Ter um plano claro para onde você quer levar sua loja é essencial, enquanto isso, você precisa cultivar o talento digital na sua empresa.

Afinal, o mundo é digital e uma transformação sadia de sua loja passa por isso, o que requer um time alinhado para trabalhar online e dominar as ferramentas tecnológicas no dia a dia.

As novas gerações têm todo um talento para trabalhar com as novas tecnologias e isso deve ser usado a favor de seu processo na hora de vender carros.

Ou seja, sua equipe de vendas deve ser capaz de usar dos recursos tecnológicos para compreender melhor a jornada do seu cliente, suas necessidades (como modelos e marcas dos carros) e formas de se comunicar com ele.

Bem como saber chamar a atenção dele para as soluções que sua empresa tem a oferecer, ou seja, soluções em carros para cada necessidade do cliente.

Então, ter talentos digitais traz mais agilidade para a sua revenda de carros, pois eles têm condições de pensar e agir rapidamente para trabalhar conforme a estratégia traçada para seu processo de vendas.

5- Faça reuniões com seu time de vendedores

As reuniões precisam acontecer periodicamente, pois é uma forma de várias cabeças pensantes mostrar melhor as ineficiências da loja e ver o que está ruim ou que precisa melhorar.

É importante compreender que as falhas existem e servem de oportunidades de melhoria e aprendizagem para aperfeiçoar os processos internos de vendas e outros.

Abra o feedback para sua equipe de vendedores mostrarem pontos de ineficiências, bem como oportunidades de melhoria para cada situação ou processo de negociação comercial.

6- Implemente um sistema de CRM

Um sistema de CRM (Customer Relationship management) ajuda a ter dados e informações importantes para ter um relacionamento mais assertivo com seus clientes, o que contribui para melhores resultados com a venda de carros.

Isso porque o CRM traz informações que geram importantes pontos de partida para estabelecer melhores formas de compreender quem é seu cliente e do que ele precisa, como marca e modelo dos carros, por exemplo.

Esse sistema, em questão de instantes, te fornece os mais variados dados que te permite usar estrategicamente as pistas que cada cliente deixa ao entrar em contato com seu negócio.

Dentre alguns sistemas de CRM, podemos citar:

Você sabia que a Autocerto tem o melhor CRM e gerenciador de leads para lojas de revenda de veículos? Confira clicando no botão ao lado!

7- Separe as contas de sua empresa
  • Um dos erros mais comuns que encontramos ainda na empresa é sobre a confusão patrimonial, ou seja, a mistura das contas da empresa com as dos sócios.

    E, essa falta de controle e gestão é um dos fatores que mais contribuem para levar uma empresa à ruina.

    Sabendo disso, as contas das empresas devem ser administradas separadamente, como contas a pagar, a receber, fluxo de caixa etc.

    Assim, é possível saber o que entra e sai do caixa da sua loja, assim, sua empresa consegue até se planejar melhor para fazer investimentos na empresa.

    Os sócios devem fazer suas retiradas pró-labore e pronto.

    Para a melhor gestão das contas da sua revenda de veículos, conheça o sistema administrativo da Autocerto e tenha tudo o que você precisa em uma única tela, podendo ainda integrar com a sua conta bancária para que você acompanhe tudo em tempo real. Confira neste link.
8- Atenção ao fluxo de caixa
  • O fluxo de caixa mostra o que a empresa tem a receber, dados de faturamento de vendas de carro e gastos a desembolsar por período.

    Ter esse controle é essencial para a loja apurar rapidamente como está a saúde financeira do seu negócio. Nele, é possível observar as capacidades de honrar com os compromissos financeiros, tudo em uma única tela.

Conclusão

Para finalizar, você viu neste post como ter mais agilidade e controle do seu negócio. Aplicando essas dicas ao seu negócio, com certeza, você vai colher os benefícios.

O controle e a agilidade nos processos são questões que devem ser tratadas como prioridade para sua revenda de veículos.

Aproveite para conhecer agora um Sistema para gestão de sua loja, não perca a  chance de melhorar seus resultados!

Com o nosso sistema completo para gestão de revendedoras de carros, seu negócio está sempre um passo à frente. Clique aqui e saiba mais!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *