Dicas, Inovação, Site

O que é e como funcionam o domínio e o host de um site? Saiba mais!

O que é e como funcionam o domínio e o host de um site Saiba mais!

Você já ouviu falar em domínio e host de site? Se sua resposta foi não, relaxa! Vamos explicar o que são e como funcionam.

A princípio pode parecer super difícil de entender ambos, ou pode ser algo que faça surgir diversas dúvidas. Para algumas pessoas o domínio e o host são a mesma coisa, apesar de não ser.

Porque determinados negócios oferecem para os leigos os dois serviços em um único pacote. O que em outro momento pode acabar gerando uma confusão ao diferenciá-los.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra o que são esses dois serviços e como eles funcionam.

O que é domínio e host de um site?

O que é domínio e host de um site

Desde já adiantamos que domínio e host de um site não são a mesma coisa. Para que você entenda melhor, vamos definir os dois:

  • Host: essa palavra em inglês significa ‘hospedagem’, além de ser utilizada para definir ou identificar um serviço provedor de hospedagem de sites. Em resumo, host é uma empresa ou servidor que hospeda alguma coisa virtual. O que pode acabar sendo a hospedagem de um site ou banco de dados;
  • Domínio: é o nome da sua empresa junto com algum sufixo comum, como automoveisfurious.com. Por exemplo o seu domínio é ‘automoveisfurious.com’ com isso você tem “automoveisfurious” junto com o e-mail da empresa.

Agora você conheceu as definições de domínio e host de um site, mas ainda tem muito o que aprender. Visto que precisamos descobrir quais são suas funções.

Bem, para competir de igual para igual nos dias de hoje, sua empresa precisa ter um site. Por isso é importante que o domínio esteja registrado, isso dá credibilidade a sua loja e será a representação online dela.

Você sabia? É possível usar o nome do seu negócio como um domínio. Caso o nome já esteja em uso, nós da Autocerto te ajudamos a encontrar o melhor domínio para a sua loja.

Para que serve o domínio e o host?

Então, vamos entender para que servem o domínio e o host de um site. Você sabe o que é domínio, mas para que ele serve ainda é um mistério?

Bem, não mais! O domínio serve para conceder a sua empresa um endereço eletrônico na internet, chamado URL. Ele também pode ser considerado uma proteção a mais para sua marca.

O que deve ser feito ao abrir uma revenda de veículos é registrar de imediato o domínio. Faça isso com um nome igual ou parecido ao escolhido para a loja. Com isso, você garante a exclusividade no seu uso evitando tentativas de cópias e fraudes.

Agora veremos para que serve o host ou hospedagem de site. Bem, ele serve como um espaço digital alugado para guardar arquivos.

Sabemos que um site precisa ficar 24hrs no ar, certo? Por este motivo começam as buscas por um meio de hospedagem mais em conta e que possua o melhor custo benefício do mercado.

Logo existem muitos tipos de host de site, confira:

  • Servidor Virtual Privado (VPS): neste modelo virtualizado, o servidor físico é dividido em outros servidores virtuais separados dos demais. Apesar de possuírem uma base física, seu processamento, tráfego, memória RAM e seu espaço em disco, são individuais de cada servidor;
  • Host Compartilhado: talvez seja a forma mais utilizada de todos os tipos. É um tipo mais barato que possui funções diversas para atender as menores empresas;
  • Servidor Dedicado: essa opção é muito mais cara, porém é privada e recomendada para grandes empresas. As que precisam de desempenho alto e disponibilidade;
  • Host Gratuito: este possui recursos super limitados, ocupando pouco espaço em disco, além de ter banners e propagandas que podem atrapalhar seu uso. Não se compara às opções pagas, quando falamos de seus recursos;
  • Cloud: possui meios exclusivos e únicos, com painel igual ao da hospedagem de sites.

Na Autocerto o seu site fica hospedado em servidores da IBM, com o máximo de segurança e desempenho oferecido pelo mercado. Sabe aquele site que praticamente nunca sai do ar? Você pode contratar bem aqui.

Por que é importante ter domínio e host em um site?

Por que é importante ter domínio e host em um site

Depois de saber o que são e para que servem, chegamos a outro ponto, qual a importância do domínio e host de um site? Bem a importância do domínio se mede por distintos fatores, são eles:

  • Possibilita o uso de um e-mail corporativo;
  • Concede credibilidade;
  • Fortalece sua marca;
  • Protege a marca;
  • Etc.

Ou seja, como vimos antes, o domínio consiste em ser o endereço do seu negócio em rede mundial, por exemplo: “www.automoveisfurious.com.br”. Através dele que pessoas podem acessar a página de sua marca e ver com o que você trabalha. Por isso é importante ter um domínio próprio, não dependa de subdomínios gratuitos que existem por aí.

Agora sem host seu site não existe na internet, isso porque o servidor armazena os arquivos. Além disso ajuda na divulgação dos veículos da sua loja, dando suporte ideal tanto a sites institucionais como em e-commerce ou blog.

Ter uma boa hospedagem de site, vai influenciar para que sua marca ofereça o melhor serviço para o público. Sendo útil também para aplicar em sistemas, lojas virtuais e blogs, suas vantagens vão de um melhor desempenho à maior segurança.

Ele causa um forte impacto no seu site, o tempo de carregamento é menor quando se possui um bom servidor. Isso é importante, porque quase 75% dos internautas desistem de acessar uma página quando seu carregamento é lento.

Você sabia? O host também pode mapear possíveis ameaças, por exemplo: vírus, hackers e etc. Fazendo isso ele envia relatórios para você. Além disso, ao escolher um servidor de qualidade, ele faz um backup para que você não perca nenhum dado importante.

Logo, é necessário possuir domínio próprio e uma boa hospedagem de site. Afinal, garantir que o mundo veja a sua loja é o objetivo de sucesso para muitos empresários.

Conclusão

Conclusão

Por fim, você descobriu o que é e para que servem o domínio e o host, e porque tê-los é um fundamental para o bom funcionamento do seu site. Sem eles seu site não existe em escala mundial, o que é o contrário do que você deseja. Possuir essa dupla só traz benefícios à sua empresa.

Contudo, fique atento e não opte por serviços de hospedagem de site gratuitos, duvidosos para não correr o risco de que seu site fique lento e atraia vírus, o que pode prejudicar também quem o acessa. Opções pagas garantem que o carregamento dele seja mais rápido, além de outros diversos benefícios.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, deixe seu comentário e confira mais conteúdos importantes para sua revenda aqui no blog da Autocerto.

Saiba como ter um site gratuito para fazer a gestão de todo o seu estoque: 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.